O vice-presidente do Brasil, Michel Temer, anunciou sete dias de luto nacional pela morte de seu antecessor José Alencar, que faleceu nesta terça-feira vítima de um agressivo câncer e será velado na quarta-feira com funeral de Estado.

"Trata-se de uma perda irreparável para o país", declarou aos jornalistas Temer, que devido à viagem da presidente Dilma Rousseff a Portugal, exerce o cargo de presidente interino.

Temer confirmou que Dilma, que tinha programado diversas atividades em Portugal, decidiu antecipar seu retorno ao Brasil para participar do funeral de Alencar, que será realizado na quarta-feira no Palácio do Planalto.

Alencar foi vice-presidente durante os dois mandatos do agora ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2011) e faleceu nesta terça-feira aos 79 anos em São Paulo, em consequência de um câncer abdominal que sofria há mais de uma década.

Temer explicou que o corpo de José Alencar chegará a Brasília na manhã de quarta-feira vindo de São Paulo e será levado ao palácio presidencial para o funeral, ao qual espera-se a presença de milhares de pessoas.

Dilma recebeu a notícia com Lula na cidade portuguesa de Coimbra, cuja universidade entregou nesta terça-feira ao ex-presidente uma homenagem por sua luta contra a pobreza.

A chefe de Estado decidiu cancelar os encontros que teria nesta quarta-feira com o presidente português, Aníbal Cavaco Silva, e com o primeiro-ministro, José Sócrates, a fim de retornar ao Brasil para liderar o funeral de Alencar.

Segundo fontes oficiais em Brasília, Lula também cancelou parte de sua agenda e deverá chegar à capital brasileira na tarde de quarta-feira, para também se despedir de quem qualificou de "irmão" e "companheiro".

A morte de Alencar paralisou o meio político brasileiro, que realizou diversas homenagens e discursos em sua memória.

O presidente do Senado, José Sarney, de 81 anos, se viu na obrigação de comunicar o plenário da notícia sobre a morte de Alencar, ocorrida pouco depois do início da sessão parlamentar.

"Queria, com emoção e tristeza, comunicar à Casa que acaba de falecer o ex-vice-presidente, um grande brasileiro, que prestou grandes serviços à nossa Pátria", declarou Sarney visivelmente emocionado.

Assim como ocorreu no Senado, a Câmara dos Deputados também interrompeu sua sessão ordinária para dar lugar a uma grande quantidade de oradores que expressaram seus sentimentos pela morte de Alencar.

Fonte: UOL Noticias