O ditador líbio, Muamar Kadafi, ignorou neste sábado o cessar-fogo anunciado na véspera por sua chancelaria e atacou a cidade de Benghazi, reduto dos rebeldes no leste do país. Imagens mostram um avião militar caindo sobre a cidade, possivelmente após ser abatido pelos opositores. Kadafi afirma que está respeitando o cessar-fogo, e fez uma advertência a forças estrangeiras, dizendo que vão se "arrepender" caso intervenham em seu país.

- Isso é injustiça, isso é uma clara agressão - disse o porta-voz do governo, Mussa Ibrahim, citando declarações de Kadafi em uma carta a França, Reino Unido e ONU. - Vocês vão se arrepender se derem um passo em direção a uma interferência em nossos assuntos internos.

As 08:43 (horário local) desta manhã em Bengasi um MiG-23 Libio é abatido.

O MiG-23 gira sobre seu eixo no instante em que o piloto ejeta.
momentos antes do impacto final - percebe-se o piloto a esquerda com o paraquedar por abrir

Espectacular imagem do caça instantes antes de chocar-se contra o solo.
Impacto. - Fotos via: Hangar TJ

Potências discutem nesta tarde em Paris como colocar em prática a resolução aprovada na quinta-feira pelo Conselho de Segurança da ONU. A medida determina a imposição de uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia e autoriza o uso da força. França, EUA e Reino Unido já ameaçaram uma ação iminente. Temendo um possível ataque aéreo estrangeiro, partidários de Kadafi estariam se reunindo em locais considerados possíveis alvos das forças internacionais.

As forças do ditador também teriam atacado a cidade de Misurata, último reduto rebelde no oeste do país. Pelo menos duas pessoas foram mortas neste sábado. Um opositor disse que há atiradores espalhados pela cidade. No leste, rebeldes voltaram a pedir uma rápida ação internacional.

- Eles entraram em Benghazi pelo oeste. Onde estão as potências ocidentais? Eles disseram que poderiam atacar em horas - afirmou Khalid al-Sayeh, porta-voz dos rebeldes.


Moradores da cidade já demonstram ceticismo sobre a ação internacional. O líder dos rebeldes em Benghazi também questionou a demora das potências.

- A comunidade internacional está atrasada em intervir para salvar civis das forças de Kadafi - disse Mustafa Abdel Jalil, chefe do Conselho Nacional Líbio, segundo a TV Al-Jazeera. - Nós apelamos à comunidade internacional, a todo o mundo livre, para parar com a tirania da exterminação de civis.

Fonte: Extra