Um avião de guerra dos Estados Unidos caiu na noite desta segunda-feira na Líbia, na primeira baixa das forças da coalizão internacional. Segundo o jornal britânico "Daily Telegraph", um F-15E Eagle americano sofreu uma falha mecânica, mas o piloto estaria bem.

"Acabei de encontrar um avião de guerra dos EUA em um campo. Acredito que uma falha mecânica causou a queda", disse o correspondente do jornal Rob Crilly, em seu Twitter. "O avião caiu ontem a noite. A tripulação estaria bem", disse Crilly.

As forças da coalizão ocidental lançaram novos ataques aéreos e com mísseis em Trípoli na madrugada desta terça-feira. Os ataques fazem parte da operação Aurora da Odisseia, aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) para impor uma zona de restrição aérea no país e proteger os civis da violência das forças do ditador Muammar Gaddafi.

As explosões e disparos de artilharia anti-mísseis foram ouvidos mais uma vez perto do complexo onde vive Gaddafi, no bairro de Bab al-Aziziya. No domingo (20), um dos prédios do complexo foi destruído por mísseis da coalizão internacional, em uma ação que o regime líbio chamou de "bárbara".

A tripulação do F-15E, da Base da RAF de Lakenheath, Reino Unido, estava operando a partir da Base Aérea de Aviano, na Itália, e segundo o diário conseguiu ejetar antes do impacto
Em meio aos destroços um míssil AIM-120 AMRAAM (Advanced Medium-Range Air-to-Air Missile). Os Chineses vão ja comprar esses destroços assim como fizeram com o F-117 na Servia.

A tripulação ejetou e foi resgatada. Durante a operação de resgate pelo menos 6 moradores de uma vila próxima foram feridos por tiros

A TV estatal líbia diz que vários locais em Trípoli foram alvo dos novos ataques das forças que chamou de "inimigos da Cruzada". "Estes ataques não vão assustar o povo líbio", garantiu o apresentador.

Reduto do ditador, aos aviões militares foram recebidos por bateria antiaérea e slogans favoráveis a Gaddafi ecoavam no centro da cidade. Carros passavam em alta velocidade e buzinando pelas ruas.

O canal de TV Al Jazeera disse que as instalações de radar de duas bases de defesa aérea no oeste da Líbia foram atingidas pelas forças de coalizão.

Um porta-voz do governo líbio disse que as forças estrangeiras mataram muitos civis atacando os portos e o aeroporto de Sirte.

"Você viu aquele lugar [aeroporto de Sirte]", disse Mussa Ibrahim, em entrevista a jornalistas. "É um aeroporto civil. Ele foi bombardeado e muitas pessoas foram mortas. Portos também foram bombardeados".



OFENSIVA LÍBIA

Apesar dos ataques dos aliados, as forças leais a Gaddafi mantiveram nesta terça-feira a ofensiva contra os rebeldes da oposição, que desde 15 de fevereiro protestam pela renúncia do ditador e tentam conquistar o controle do país.

Moradores de Misrata, cidade próxima a Trípoli e sob o controle dos rebeldes, relataram à agência Reuters que as tropas governistas estão bombardeando.

"A situação está muito ruim. Os tanques começaram a atacar com artilharia nesta manhã", disse um morador que se identificou apenas como Mohammed. "Franco-atiradores estão participando da operação também".

Ele afirma que as vítimas da ofensiva incluem quatro crianças, a mais velha com 13 anos, que estavam em um carro atingido pela artilharia.

Testemunhas em Zintan, perto da fronteira com a Tunísia, disseram que a cidade foi atacada novamente nesta terça-feira, com artilharia pesada.

Várias casas foram destruídas, assim como o minarete de uma mesquita.

"Novas forças foram enviadas hoje para dominar a cidade. Há ao menos 40 tanques no pé das montanhas perto de Zintan", disse Abdulrahmane Daw.

Os relatos não puderam ser independentemente verificados.

Fonte: Folha/Bol