O presidente russo, Dmitry Medvedev, disse na terça-feira ao secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, que a Rússia está preocupada com a possível morte de civis no que ele chamou de uso "indiscriminado" da força na Líbia, informou o Kremlin.

"Medvedev expressou sua preocupação sobre como a resolução do Conselho de Segurança da ONU para impor uma zona de exclusão aérea está sendo implementada, (e) possíveis mortes entre a população civil em conexão com o uso indiscriminado da força pela aviação", disse o Kremlin.

Na Eslovênia, o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, declarou que todos os responsáveis por vitimar civis na Líbia deveriam rezar pela salvação de suas próprias almas.

Putin também rejeitou que houvesse um conflito com Medvedev sobre a resolução do conselho da Organização das Nações Unidas que autorizou uma intervenção armada na Líbia, dizendo que o presidente é responsável pela política externa.


Rússia, Brasil, China, Índia e Alemanha se abstiveram na votação da resolução na semana passada, enquanto 10 países votaram a favor da intervenção na Líbia.

(Reportagem de Alexei Anishchuk e Gleb Bryanski) - Via O Globo