A República Checa está planejando oferecer um número ainda indefinido de aeronaves de ataque leve ao Iraque no intuito de ajudar Bagdá a modernizar a sua frota aviões de combate e de helicópteros. Nesse sentido o Primeiro-Ministro checo Petr Necas visitará o Iraque em maio entre 23 e 24 para promover a cooperação económica e militar mais estreita com Bagdá e para firmar um acordo de protecção recíproca de investimentos.

Neste ituito "a República Checa vai oferecer ao Iraque o Aero L-159 Alca, e também a modernização dos sistemas de combate dos helicópteros iraquianos" afirmou na segunda-feira após uma reunião com o chanceler iraquiano Hoshyar Zebari, o Ministro dos Negócios Estrangeiros checo, Karel Schwarzenberg em Praga.


O monoposto L-159 ALCA, é uma aeronave de ataque leve e equipado com uma variedade de missis ar-ar, ar-terra, a laser bombas e pods de reconhecimento. Foi desenvolvido na década de 1990 pela Aero Vodochody na base da concepção de estruturas comprovada e configuração aerodinâmica do Albatros L39 e L59. O Avião é equipado com um radar multi-modo avançado e capaz de operar sob quais quer condições em missões de dia e a noite.

O Ministério da Defesa theco anunciou em janeiro que pretendia vender 36 L-159 ALCA que os militares Checos não precisam.

By Vinna com informações do Defense Talk
(autorizada a reprodução desde que citada a autoria do texto)