O robô Remora 6000, que realizou sua primeira missão de mergulho nos destroços do avião Air France , que caiu quando fazia o voo 447 do Rio de Janeiro para Paris há quase dois anos, encontrou o chassi da caixa-preta. De acordo com informações do Escritório de Análises e Investigações da França (BEA, na sigla em francês), no entanto, o aparelho foi encontrado sem a memória, que guarda os dados e gravações de voz que podem ajudar a determinar as causas do acidente que matou todos os 228 passageiros da aeronave.

FOTOGALERIA: As imagens dos destroços encontrados no fim de semana de abril

FOTOGALERIA: Imagens de destroços encontrados, divulgadas no dia 17 de junho de 2009 pela Marinha brasileira

BUSCAS : Associação de parentes de vítimas do voo 447 quer que corpos fiquem no Brasil e pede audiência com Dilma

INFOGRÁFICO : Saiba mais sobre o desastre com o voo AF 447, que fazia a rota entre Rio de Janeiro e Paris

O chassi foi encontrado perto de outros destroços do avião. Ainda segundo o BEA, o robô realiza um novo mergulho nesta quarta-feira, com o objetivo de recuperar a memória da caixa-preta, na parte traseira do avião, prioridade desta quinta fase de buscas. Para o BEA, com as coordenadas geográficas precisas dos destroços, , obtidas através da análise das fotos tiradas por outros robôs submarinos que localizaram a fuselagem no início de abril , será possível uma intervenção mais rápida do Remora 6000.

A missão francesa tenta ainda resgatar os corpos que também estariam junto com os destroços. Na segunda-feira, no entanto, a Associação dos Familiares de Vítimas do Voo 447 enviou uma carta à presidente Dilma Rousseff solicitando uma audiência da chefe de Estado com mulheres que perderam parentes no acidente. Segundo Nelson Faria Marinho, presidente da associação, há uma série de reivindicações a serem feitas, entre elas a de que os corpos não sejam levados para a França, como o governo francês pretende fazer.

Fonte: O Globo