Um alto comandante da Força Aérea Iraniana anunciou nessa segunda-feira que os especialistas iranianos conseguiram reativar as capacidades das aeronaves estratégicas Sukhoi Su-24 do país, incluindo as suas capacidades de disparos de mísseis guiados a laser.

“Nossos especialistas têm revivido capacidades importantes dos jatos Sukhoi Su-24, incluindo o uso de mísseis guiados a laser, mísseis ar-terra guiados por radar e mísseis de longo alcance”, disse o tenente-comandante da Força Aérea iraniana para operações gerais Seyed Mohammad Alavi.

“Recentemente, os mísseis da aeronave laser em um bem-sucedido teste de fogo, acertar o alvo com zero-zero erro”, acrescentou Alavi.


Caça Sukhoi Su-24 Fencer da Força Aérea da República Islâmica do Irã (IRIAF). (Foto: Mahdi Rashno - photozagros.com)

Ele disse ainda que a Força Aérea da República Islâmica do Irã (IRIAF) possui planos para as aeronaves dispararem mísseis guiados por radar de alta precisão e longo alcance num futuro próximo.

“Uma série de mísseis de alta precisão guiados já foram testados com bons resultados”, observou o comandante.

Na semana passada, a IRIAF exibiu uma ampla gama de sua frota operacional, incluindo os seus aviões de combate estratégico, num show aéreo que foi realizado durante o desfile militar anual.

Em agosto de 2010, o Exército iraniano equipou sua frota de Sukhoi Su-24 com a capacidade de operações noturnas através do desenvolvimento recente de sistemas que permitem que os aviões de combate cumpram missões a noite.

“Os jatos Sukhoi foram otimizados pelos peritos da força aérea e agora tem a capacidade de atingir e destruir alvos com alta precisão na escuridão absoluta”, disse Alavi na época.

Também em agosto, um comandante iraniano anunciou que a Força Aérea do país tinha equipado todas seus caças com novos sistemas de radar e aparelhos eletrônicos para melhorar seu desempenho em operações noturnas.

“Novos sistemas eletrônicos e de radar têm sido utilizados pela Força Aérea para vôos noturnos”, disse o general Amir Hossein Chitforoush na época.

“Esses sistemas foram atualizados e otimizados durante o ano passado e estamos usando-os agora”, acrescentou.

Chitforoush explicou ainda que os voos de combate e bombardeiros noturnos são realizados na absoluta escuridão, utilizando apenas a ajuda de sistemas de radar altamente avançados, assim, para realizar voos noturnos e de bombardeio, os jatos do país ainda devem receber equipamentos mais atualizados e novos sistemas .

Fonte: FARS News – Via: Cavok