Teste revelou que 55% dos países não têm certeza sobre quem contatar em caso de ataque; um exercício conjunto com EUA será realizado este ano.

Cerca de 55% das agências nacionais de tecnologia da informação não saberiam quem contatar no caso de um ciberataque à União Europeia, revela a agência de cibersegurança ENISA - sigla para European Network and Information Security Agency.

A crítica faz parte de uma avaliação, feita pela ENISA, do primeiro exercício simulado de cibersegurança do continente europeu.

O exercício Cyber Europe 2010 ocorreu em 4 de novembro e envolveu mais de 70 especialistas em organizações públicas, que trabalharam juntos para enfrentar mais de 300 ataques simulados projetados para paralisar a Internet e serviços críticos da Europa.

De acordo com o relatório da ENISA, 55% dos países participantes não estavam confiantes sobre sua capacidade de identificar rapidamente o contato certo, mesmo com as listas disponíveis.

O relatório também ressaltou a necessidade de mais cooperação com o setor privado, o que poderia acrescentar mais "realismo" aos exercícios futuros.

Aproximadamente 86% dos participantes disseram que o exercício foi "bastante" ou "extremamente" útil.

Ao mesmo tempo, em uma escala maior, a União Europeia e os Estados Unidos concordaram em conduzir um exercício conjunto no fim de 2011. Os EUA têm realizado exercícios de ciberguerra há alguns anos, e a Europa espera aprender com a experiência.

Fonte: IDGNOW