A Força Aérea Brasileira (FAB) assinou uma carta de intenção para a compra de quatro radares Saber M-60, desenvolvidos pela brasileira Orbisat. O acordo foi fechado ontem, dia 13, durante reunião realizada na LAAD – Defence & Security, no Rio de Janeiro, entre a diretoria da empresa e o comandante da aeronáutica, Tenente Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito.

O Saber-M60 é o mais moderno e preciso radar da classe que integra busca e vigilância de baixa altura, e portáteis, em todo o mundo. A FAB deverá utilizar os equipamentos nas bases aéreas de Canoas (RS) e de Manaus (AM), sendo sua aplicação principal compor os elementos de Artilharia Anti-Aérea alocados ao SISDABRA (Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro).

Segundo o diretor técnico da Orbisat, João Moreira Neto, o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) vem avaliando o Saber-M60 desde 2010. Este ano, o órgão repassou um parecer positivo ao Estado Maior da Aeronáutica, atestando que o equipamento cumpre com os requisitos operacionais da instituição.
Recentemente, o Saber-M60 foi certificado pelo Exército Brasileiro e o documento atesta que o equipamento cumpre com as normas militares, ambientais e de interferência eletromagnética.


Os radares Saber-M60 têm o protocolo de comunicação Asterix e pode ser diretamente ligado à rede do SISDABRA e, assim, integrado aos outros radares de vigilância da FAB. O próximo passo depois da carta de intenção é o detalhamento de proposta técnico-comercial, negociação e assinatura de contrato de fornecimento ainda para 2011.

Fonte: Revista Asas