O barco Turanor Planetsolar tem a missão de dar a volta ao mundo usando somente energia solar como fonte de energia: ela alimenta dois motores de cada lado do navio. A energia é captada pelos 825 módulos solares.


O Turanor Planet Solar foi construído em Kiel, no norte da Alemanha, no Yacht Club Knierim. Seu nome deriva do Senhor JRR Tolkien dos Anéis, que significa "poder do sol". Quando o catamarã enorme (31 por 15 metros) encaixado sans emissões para Cancun Harbor em 06 de dezembro como as Nações Unidas continua suas negociações climáticas, o barco com os seus 500 metros quadrados de painéis solares faz uma declaração como nenhum outro. Ao longo 102ft, 29ft de largura e 25 pés de altura, seria extremamente difícil, senão impossível de perder o navio maior do mundo do mar alimentado por energia solar.


Em sua viagem inaugural circunavegar o globo e promover a energia sustentável, a Turanor é tripulado por dois tripulantes e pode acomodar muitas pessoas. Silencioso e sem poluição, seu criador, Knierim Yachtbau, que, juntamente com outros investidores gastou £ 10 milhões (EUA quase US $ 16 milhões) na construção, afirma que este barco surpreendente pode atingir uma velocidade máxima de cerca de 15 nós (17,3 km / h)

A viagem do mundo começará oficialmente em abril de 2011 e deverá ter um número estimado de 140 dias com base na velocidade média de 8 nós. A rota mais equatorial serão utilizados a fim de maximizar a energia solar gerada e obter o máximo dom. A rota seguirá tanto o Canal do Panamá eo Canal do Suez através do Atlântico da Europa, cruzando o Pacífico no Oceano Índico e no Mediterrâneo. Planejada paragens durante o percurso são: Nova York, San Francisco, Darwin, na Austrália, Hong Kong, Cingapura, Abu Dhabi e Marselha, no sul da França.


Nas palavras de Knierim Yachtbau:

"Este é um marco no progresso da mobilidade solar. É a minha visão para ver a energia solar assumir o seu lugar não apenas sobre os telhados, mas também nas estradas, os mares e os céus do futuro ... O objetivo é oferecer soluções para o futuro de vida sustentável em grandes cidades e ambientalmente responsável conceitos de mobilidade. Mobilidade solar pode dar um contributo significativo para este esforço. "

Não há banho de sol no convés permitido deste barco, uma vez que interfere com a eficiência dos painéis solares. Após a viagem de recorde, a expectativa é que o barco será usado como um iate de luxo.

Fonte: Allburrica