Após ter feito críticas pela demora do Brasil nas obras para a Copa do Mundo de 2014, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, mudou sua postura e declarou que o país reagiu bem às reclamações no trabalho para o Mundial.

Blatter havia afirmado no fim de março que o Brasil estava mais atrasado do que a África do Sul e que a “Copa do Mundo é amanhã, mas os brasileiros pensam que é depois de amanhã”. As declarações repercutiram no governo brasileiro e na organização da Copa de 2014, o que deixou o mandatário da Fifa satisfeito.

“Desde então, o novo governo firmou todos os contratos que tinha suspendido. Os estádios estão bem, mas os aeroportos não são internacionais o bastante, porque quando se vai ao Brasil, vai a São Paulo e Rio de Janeiro, mas não se conhece outras cidades”, afirma o dirigente em entrevista à agência francesa AFP.


Estádio do Castelão em Fortaleza - Ceará: perspectiva geral do projeto (crédito: Vigliecca Arquitetos)

Diferentemente do transporte aéreo, Blatter vê boas condições de locomoção rodoviária para compensar a falta de rede de transporte ferroviário.

“As estradas estão, em geral, bem, porque há muito transporte de pessoas realizado por grandes empresas de ônibus que vão de uma cidade a outra, pois não há rede de ferrovias”, declara o presidente da Fifa, que exalta as condições de hospedagem no país.

“É um país de turismo, com hospedagens não há problemas e também é um país em plena explosão econômica. E no que tem a ver com a festa, não há problema”.

Fonte: UOL