Os Estados Unidos revelaram na segunda-feira (16) suas propostas para uma cooperação internacional em matéria de ciberespaço, visando promover a liberdade de expressão na internet e proteger a vida privada dos internautas.

"Queremos fazer mais coisas em conjunto a fim de proteger a vida privada e garantir a liberdade de expressão, de reunião e de associação on-line, da mesma maneira que o fazemos fora da rede", declarou a secretária de Estado, Hillary Clinton, ao apresentar o projeto.

A proposta, um documento de 25 páginas intitulado "Estratégia Internacional Americana para o Ciberespaço", tem prefácio escrito pelo presidente Barack Obama, que diz: "Podemos trabalhar em conjunto para construir um futuro no qual o ciberespaço seja aberto, (...) seguro e confiável".

A estratégia é baseada em sete medidas básicas, entre elas a promoção da liberdade de expressão na internet, um compromisso financeiro destinado a fomentar a inovação e os negócios on-line e a defesa do direito autoral.

O plano prevê ainda melhorar os mecanismos de combate aos crimes cometidos no ciberespaço e uma maior cooperação "para enfrentar de maneira mais eficaz as ameaças na internet".

Fonte: Folha