O foguete Orion V4 foi lançado com sucesso no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), no Rio Grande do Norte, após a primeira tentativa de lançamento, nesta quarta-feira (11). O lançamento ocorreu às 15 horas, tendo como apogeu 99,7 km, ponto de impacto 80 km e tempo de voo com 320 segundos.

Na Operação Camurupim, o foguete foi equipado com carga útil tecnológica desenvolvida pela Agência Espacial Alemã (DLR), com o objetivo de receber operacionalmente o Lançador Móvel de Foguetes de Sondagem fabricado na Alemanha que o CLBI recebeu recentemente.

Os ensaios para o lançamento do veículo Orion V04 foram realizados nos dois dias anteriores, segunda (9) e terça-feira (10), com a finalidade treinar as equipes na execução das tarefas referentes à operação.

No dia 9 a Cronologia Simulada da Operação Camurupim foi interrompida no início da tarde devido a condições climáticas desfavoráveis (chuvas). No dia 10 todas as etapas foram executadas com sucesso possibilitando, assim, a verificação precisa da realização das tarefas associadas ao evento. O treinamento Operacional foi iniciado às 9 horas e encerrado às 15 horas (horário local). Fonte: IAE/FAB