Um bombardeiro da Segunda Guerra Mundial foi destruído no estado de Illinois, e as autoridades tentam descobrir o que pode ter causado o incêndio a bordo.

O bombardeiro B-17, conhecido como “Fortaleza Voadora”, é o exemplar batizado de Liberty Belle. A aeronave estava operando no Aeroporto Municipal de Aurora, 60 quilômetros a oeste de Chicago. Construído em 1944, o exemplar viu serviço ativo durante a guerra: foi um dos poucos aviões que sobreviveu ao catastrófico ataque a Düsseldorf, Alemanha, em setembro de 1944, e voou 64 missões de combate antes de ser aposentado em fevereiro de 1945.

O B-17 foi então restaurado pela Liberty Foundation de Miami, Florida. Ele deveria prosseguir de Aurora para Indianápolis, e então para Ohio. Voava das 10h às 15h durante a semana, e depois ficava em exposição estática.

Marty Kunkel, chefe dos bombeiros na cidade vizinha de Sugar Grove, explicou que o pilotou reportou fogo a bordo pouco antes da decolagem: “Ele tentou fazer o retorno para o aeroporto, mas não conseguiu, e então fez o pouso forçado num milharal”. Após parar, a aeronave foi consumida pelo fogo.

O Liberty Belle levava sete pessoas a bordo. Ninguém se feriu.

Fonte: Huffington Post, 13 de junho de 2011.