A empresa Embraer Defesa e Segurança, recém-criada e pertencente à holding da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), anunciou ter selecionado a companhia Liebherr-Aerospace, que é de origem francesa, como a nova companhia fornecedora dos sistemas de controle ambiental e de pressão da cabine da aeronave de transporte militar KC-390.

De acordo com informações da Embraer, esse cargueiro suprirá tantos as forças armadas nacionais como já tem sondagens de vários países da América do Sul e da Europa.


"A Liebherr-Aerospace tem a melhor solução para sistemas de última geração para controle ambiental e de pressão da cabine e foi selecionada para proporcionar maior eficiência operacional ao KC-390 da Embraer", disse o vice-presidente de Operações & COO, Embraer Defesa e Segurança, Eduardo Bonini Santos Pinto.

Segundo o executivo, esta nova parceria na área de defesa e segurança reforça ainda mais o longo relacionamento entre a Embraer e a Liebherr-Aerospace. A empresa estrangeira também fornece peças para jatos e aviões militares da Embraer há várias décadas.

Os sistemas serão desenvolvidos e fabricados pela Liebherr- Aerospace Toulouse SAS, em Toulouse, na França, centro mundial da empresa para sistemas de gerenciamento ambiental e terá uma arquitetura de controle integrada, com componentes pneumáticos e mecânicos leves, de alta confiabilidade e excelente desempenho.

"A escolha dos nossos sistemas de controle ambiental e de pressão da cabine pela Embraer disponibilizará à tripulação e às tropas o mais avançado sistema de pressurização e condicionamento de ar, proporcionando condições otimizadas e robustez comprovada sob quaisquer situações operacionais da aeronave", disse Francis Niss, presidente da Liebherr-Aerospace & Transportation SAS.

Para o presidente da Liebherr- Aerospace, o programa KC-390 terá a larga experiência adquirida ao longo de décadas pela Liebherr-Aerospace em grandes projetos e na produção e serviço para sistemas de gerenciamento ambiental para as aeronaves de transporte militar mais exigentes do mercado.

A companhia é fornecedora da gigante europeia no segmento aeronáutico, Airbus, muito conhecida em nível mundial, para o transporte de cargas e também de passageiro. O início dos ensaios em voo do KC-390 com os novos sistemas de controle ambiental e de pressão da cabine está previsto para 2014 e a aeronave entrará em operação no final de 2015. O sistema aviônico escolhido para equipar essa nova aeronave militar brasileira é o Pro Line FusionTM, fabricado pela Rockwell Collins, dos Estados Unidos.

A fornecedora
A Liebherr-Aerospace, é uma joint venture franco-suíça, líder no fornecimento de sistemas para a indústria da aviação. A Liebherr-Aerospace & Transportation SAS, em Toulouse, na França, é uma das nove empresas controladas pelo Grupo Liebherr e coordena todas as atividades nos setores de sistemas aeroespaciais e de transporte. A Liebherr-Aerospace possui mais de cinco décadas de experiência. A gama de equipamentos de aviação produzida pela Liebherr para os setores civil e militar inclui controle/atuação de voo, trem de pouso e sistemas de gerenciamento ambiental. Tais produtos são utilizados em aeronaves regionais e de médio e grande porte, jatos executivos, aviões de combate e de transporte e treinamento militar, e helicópteros civis e de combate.

Empregabilidade
A divisão de sistemas aeroespaciais e de transporte da Liebherr emprega quase 4 mil pessoas. A empresa possui três fábricas de produção de equipamentos de aviação: em Lindenberg (Alemanha), Toulouse (França) e Guaratinguetá (Brasil). Estas instalações oferecem serviços para todo o mundo e disponibilizam centros de serviços ao cliente em Saline (Michigan, EUA), Seattle (Washington, EUA), Wichita (Kansas, EUA), Montreal (Canadá) Hamburgo (Alemanha), Moscou (Rússia), Dubai (Emirados Árabes Unidos), Singapura e Xangai (República Popular da China). Uma nova linha de produção está atualmente sendo construída em Nizhny Novogorod (Rússia)

Fonte: DCI