Mesmo sob sanções da comunidade internacional que suspeita do programa nuclear desenvolvido no país, o Irã intensificou os exercícios militares esta semana. O comandante da Guarda Revolucionária Islâmica, Amir Ali Hajizadeh, confirmou nesta terça-feira (28) a fabricação de mísseis com capacidade de alcance de mais de 2 mil quilômetros.

Pelo menos 14 desses mísseis foram testados nesta terça-feira (28), segundo o militar. Hajizadeh disse que um grupo de especialistas russos acompanhou as ações militares. As imagens e alguns detalhes da operação foram divulgados na página da agência estatal de informações do Irã, a Irna.

Os exercícios militares no Irã foram batizados de Grande Profeta Mohammad 6. Hajizadeh negou que os mísseis sejam uma ameaça aos países europeus. Porém, especialistas disseram que essas armas poderiam alcançar regiões como o Leste da Europa e Israel.



Por decisão da Organização das Nações Unidas (ONU) e unilateralmente de alguns países, o Irã está submetido a sanções econômicas, comerciais e militares. As restrições atingem a venda de combustíveis e armamentos, entre outros produtos. A comunidade internacional desconfia que o programa nuclear desenvolvido pelos iranianos não tenha fins pacíficos.

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, e autoridades iranianas negam as suspeitas. De acordo com eles, o programa tem fins pacíficos para a fabricação de medicamentos e energia.

Fonte: DCI

Nota: