O submarino nuclear "Iúri Dolgorrukii" lançou, no Mar Branco (noroeste da Rússia), o míssil balístico intercontinental "Bulava", informaram hoje as agências russas citando um porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia.

"O lançamento teve êxito de todos os pontos de vista. Os blocos militares do míssil 'Bulava' caíram na região ocidental do polígono "Kura", no Extremo Oriente", acrescentou Igor Konachenkov.

Segundo Konachenkov, "pela primeira vez no quadro do programa de testes, o míssil foi lançado quando o submarino estava imerso".

"A tripulação do submarino, ao realizar o teste, revelou alto profissionalismo e preparação militar", concluiu.

Dos 14 testes anteriormente realizados, apenas metade foram realizados com "êxito" ou "parcialmente com êxito", tendo falhado sete.

Os militares russos consideram que o míssil passa a fazer parte do armamento depois de ter passado quatro testes bem sucedidos consecutivos.

O Ministério da Defesa da Rússia planeia realizar mais cinco lançamentos do Bulava até ao fim do ano. Se os resultados forem positivos, o míssil poderá estar à disposição da Marinha Russa em finais de 2011 ou início de 2012.

O míssil balístico intercontinental Bulava (SS-NX-30, na classificação da NATO) é o míssil russo mais moderno e deverá armar os submarinos nucleares estratégicos da classe "Borei".

O míssil poderá portar até dez blocos nucleares, tendo cada um a capacidade de mudar de trajetória e atingir alvos até oito mil quilómetros de distância.

O Bulava deverá tornar-se na base das forças nucleares estratégicas da Rússia até 2040-2045.

Fonte: Ionline