A Boeing, a Embraer e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciaram nesta terça-feira (26/7) que, juntos, financiarão uma análise da produção de biocombustível para jatos, desenvolvido pela Amyris a partir da cana-de-açúcar brasileira. O estudo avaliará condições ambientais e mercadológicas associadas ao uso do combustível de fonte renovável.

“Novas tecnologias têm o potencial de reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa, como o etanol extraído da cana-de-açúcar já demonstrou no Brasil”, disse Arnaldo Vieira de Carvalho, líder da Iniciativa de Biocombustíveis Sustentáveis para Aviação do BID. No mês passado, o órgão anunciou uma cooperação regional para ajudar instituições públicas e privadas a desenvolverem uma indústria sustentável de biocombustíveis para jatos. O estudo da Amyris é o primeiro a ser financiado pela iniciativa.

http://www.portaldoagronegocio.com.br/arquivos/n_aviacao_bioquerosene_2124977293.jpg

A pesquisa será coordenada pelo Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone) e supervisionada pelo World Wildlife Fund (WWF). Programado para ser concluído no início de 2012, o estudo fará uma completa análise do ciclo de vida das emissões associadas com o combustível de fonte renovável para jatos da Amyris, incluindo mudança do uso indireto da terra e seus efeitos. Além disso, o estudo realizará uma avaliação comparativa dos combustíveis derivados da cana-de-açúcar para jatos em relação aos padrões de sustentabilidade existentes, incluindo o Bonsucro, o Roundtable on Sustainable Biofuels e o Biofuel Scorecard do BID.

Fonte: GR Noticias