As forças da Otan interceptaram nesta segunda-feira um míssil "scud" lançado, aparentemente, pelas tropas leais ao líder líbio, Muammar Kadafi, na cidade de Sirte, informou a rede de televisão Al Jazeera.

Segundo um dos correspondentes da emissora em Trípoli, um caça-bombardeiro da Otan conseguiu interceptar a trajetória do míssil e o destruiu no ar antes que pudesse atingir seu alvo.

Esta é a segunda vez em uma semana que as Forças Armadas ainda leais a Kadafi utilizam esse tipo de arma para se defender dos ataques das forças insurgentes, que mesmo assim já avançaram até a capital.

O projétil anterior foi igualmente lançado de Sirte e não destruiu seu alvo, já que caiu em uma região desértica entre as cidades de Ajdabiya e Brega, esta ultima sob controle dos rebeldes.

Líbia: de protestos contra Kadafi a guerra civil e intervenção internacional
Motivados pela onda de protestos que levaram à queda os longevos presidentes da Tunísia e do Egito, os líbios começaram a sair às ruas das principais cidades do país em meados de fevereiro para contestar o líder Muammar Kadafi, no comando do país desde a revolução de 1969. Mais de um mês depois, no entanto, os protestos evoluíram para uma guerra civil que cindiu a Líbia em batalhas pelo controle de cidades estratégicas.

A violência dos confrontos entre as forças de Kadafi e a resistência rebelde, durante os quais milhares morreram e multidões fugiram do país, gerou a reação da comunidade internacional. Após medidas mais simbólicas que efetivas, o Conselho de Segurança da ONU aprovou a instauração de uma zona de exclusão aérea no país. Menos de 48 horas depois, no dia 21 de março, começou a ofensiva da coalizão, com ataques de França, Reino Unido e Estados Unidos.

Fonte: Terra