Aviões do Reino Unido bombardearam nesta quinta-feira à noite um bunker de Muammar Kadafi na cidade líbia de Sirte, onde há focos de resistência, revelou nesta sexta-feira o ministro da Defesa do Reino Unido, Liam Fox.

Segundo o Ministério da Defesa, caças Tornado GR4 britânicos lançaram mísseis de alta precisão contra um grande bunker em Sirte, terra natal de Kadafi, dentro de uma operação da Otan.

Os caças da Real Força Aérea Britânica (RAF, na sigla em inglês) saíram de sua base em Norfolk (leste da Inglaterra) na quinta-feira à noite para esta missão em apoio às forças rebeldes que lutam contra Kadafi.

O bunker aloja um centro de controle e comando das forças do regime do ditador, segundo o Ministério de Defesa britânico, que não tem indícios de que o ditador líbio estivesse no local quando aconteceu o bombardeio.

Em declarações ao canal BBC, Fox disse que o objetivo não era encontrar a Kadafi, "mas garantir que o regime não tenha capacidade de continuar a luta contra o povo".

Além disso, o ministro declarou nesta sexta-feira à emissora Sky News que é "prematuro" afirmar que os combates na Líbia terminaram e disse que tinha informações de que há alguns elementos do regime em Sirte.

Fonte: Exame