As forças leais ao coronel Muammar Kadhafi dispararam vários mísseis Scuds nesta terça-feira da região de Sirte contra a cidade de Misrata, sob o controle dos rebeldes, informou o conselho local da rebelião.

"Mísseis Scuds foram disparados contra Misrata e fortes explosões abalaram a cidade", revela um comunicado do Centro de Imprensa do Conselho Militar de Misrata, 250 km a noroeste de Sirte, cidade natal de Kadhafi.

Na segunda-feira, as forças pró-Kadhafi dispararam um Scud da região de Sirte em direção a Misrata, mas o míssil caiu em local ermo, sem deixar vítimas ou danos, segundo a Otan.

Os rebeldes apertavam hoje o cerco sobre Sirte, com elementos avançados procedentes de Misrata seguindo em direção sudeste ao longo da estrada costeira que leva à cidade natal de Kadhafi.

Segundo o Centro de Imprensa, os rebeldes "já chegaram à localidade de Al Washka, 137 km ao sul de Misrata", e estão a menos de 100 km a oeste de Sirte.

Na frente oriental, os rebeldes também avançam em direção a Sirte, e já assumiram o controle do porto petroleiro de Ras Lanuf, ficando a menos de 130 km do bastião de Kadhafi.

Uma delegação do Conselho Nacional de Transição (CNT, órgão político da rebelião) seguiu nesta terça-feira para a região de Sirte visando negociar uma rendição pacífica da cidade com os chefes tribais, revelou uma fonte do CNT que pediu para não ser identificada.

Fonte: AFP