Apesar de enfatizar que a crise econômica atual está localizada em países desenvolvidos, Guido Mantega se diz preocupado com seus efeitos. “Temos de estar preparados. A crise financeira de 2008 não terminou para esses países. Ela mudou de fase, começou como uma crise financeira e se transformou numa crise da dívida soberana”.

A declaração foi feita nesta terça-feira (23) durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), sobre situação do Brasil diante da crise econômica mundial.

Mantega também demonstrou preocupação com o baixo nível de crescimento da economia americana, considerado por ele um dos principais motores da economia mundial, e ainda com a situação de países europeus.

“Temos um baixo crescimento dos países. A situação econômica nos Estados Unidos é melhor porque os bancos estão estabilizados, mas falta política fiscal e há um conflito político entre democratas e republicanos. O [lado] político está atrapalhando”.

Na audiência, Mantega também lembrou dos riscos da crise mundial para a economia chinesa, outro importante pilar na economia global devido ao seu ritmo de crescimento. "Se a China balançar, vai balançar muita gente, pois o preço das commodities pode cair e precisamos ver se o nível da atividade chinesa cai sem nos prejudicar".

Fonte: MSN