Mais de 67 anos após sua morte em um campo de batalha da Segunda Guerra Mundial, o corpo do paraquedista americano Meceslaus T. Miaskiewicz partirá na terça-feira rumo à sua terra natal, Massachusetts, desde o povoado bósnio onde seus restos permaneceram durante todos estes anos.

Local onde o paraquedista ficou enterrado por quase 70 anos

No último mês de junho, os restos mortais deste soldado de origem polonesa foram localizados na aldeia de Stubica, 160 quilômetros ao sul de Sarajevo, onde seu avião foi abatido pelas tropas alemãs, segundo informou nesta segunda-feira a agência "Srna".

"No dia 18 de maio de 1944, três bombardeiros americanos B-17 retornavam de um ataque a campos petrolíferos na Bulgária quando as forças alemãs atingiram um deles sobre a localidade de Stubica. Na ocasião, oito soldados morreram", declarou o arqueólogo Tihomir Glavas.

Os militares foram enterrados pelos moradores da região e em 1946 sete dos corpos foram entregues às autoridades dos Estados Unidos, mas ainda se desconhece por que Miaskiewicz ficou esquecido.

Seus restos foram exumados em junho deste ano de uma fossa na qual também foram encontrados um porta-níqueis e uma chapa de identificação, que inclui o nome da pessoa que deveria ser informada no caso da morte do soldado.

A identidade de Miaskievic foi confirmada pelo teste de DNA efetuado por legistas americanos.

O corpo do soldado será agora recebido com as honras militares que recebem aqueles caídos em combate.

Fonte: EFE via Terra - Foto: US Defense Office - Noticias Sobre Aviação