De acordo com um executivo Turkish Aeroespace Industries, o novo governo egípcio está interessado em comprar aeronaves não-tripuladas turcas. Alguns países preferem a Turquia, em vez de Israel ou EUA, dizem especialistas.

O Egito está interessado em comprar veículos aéreos não-tripuladas da Turquia do tipo “Anka”, informa hoje o jornal turco Hürriyet Daily News.

Autoridades egípcias e turcas discutiram na semana passada a possibilidade de um futuro acordo para a Turquia fornecer esse tipo de aviões, quando na ocasião o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdoğan, visitou o Egito.

“Muitos países do Oriente Médio, desde o Norte da África até a Arábia Saudita, estão interessados no Anka”, disse Özcan Ertem, vice-presidente da Turkish Aeroespace Industries, em entrevista ao jornal Hürriyet Daily News.

Özcan Ertem disse que um grande número de países – especificamente do Oriente Médio – têm acompanhado de perto a evolução da indústria aeronáutica turca.

“Eu espero que terminado o período de testes de navegabilidade e de qualificação, haverá um mercado grande para nós exportarmos o nosso Anka”, disse Ertem. “Mas só poderemos vender para países que o nosso governo achar apropriado”, conclui Ertem.

O processo de produção em série dos primeiros UAVs já começou e o Anka já está em fase avançada de testes em voo. O fim do período de testes dos sensores eletro-ópticos é esperado para ser concluído na primavera.

Sobre o Anka
Comparado com americano MQ-1 Predator e o israelense Heron, o Anka pode carregar quase 500 km a mais de carga que os citados. Além disse, o Anka difere para melhor do ponto de vista logístico, uma vez que está equipado com um sistema de motor especial, fazendo com que o UAV possa receber combustível de caça à jato, disponível em qualquer base aérea.

Há três países no mundo que produzem UAV similares: Israel, os EUA e a Turquia. Há quase 15 países interessados ​​em comprar o Anka e por causa de razões políticas, alguns países do Oriente Médio preferem a Turquia, em vez de Israel ou os EUA, dizem especialistas.

O TAI Anka tem um motor a diesel de 155 cavalos de potência e, é capaz de voar em um teto de até 9 mil metros e tem uma autonomia de vôo de 24 horas (com um tanque extra de 200 km de combustível) O UAV tem uma envergadura 17, 3 metros e mede cerca de 10 metros. O UAV está dotado de um motor Thielert Centurion 2.0 turbocharged de 4 cilindros, de 135 hp. A aeronave pode alcançar até 217 km/h e um raio de ação de 200 km.

O TAI Anka foi apresentado ao público pela primeira vez no dia 16 de julho de 2010, mas só somente em dezembro do mesmo ano que o UAV alçou vôo pela primeira vez. O custo do projeto alcançou a bagatela de US$ 107 milhões. A princípio a entrada no serviço operacional do UAV estava prevista para 2013, mas diante do avanço no cronograma, as autoridades turcas já falam que o TAI Anka poderá ser posto em serviço operacional ainda esse ano.

Lanchas
A Turquia também vai vender ara o Egito, segundo o jornal Hürriyet Daily News , seis plataforma multi-função tática, ou MRTP-20, uma espécie de lancha rápida para defesa de litoral.

TAI Anka

Um contrato de aquisição e fabricação de seis botes lanchas rápidas Onuk MRTP-20 foi assinado entre o Ministério da Defesa do Egito e empresa turca Yonca-Onuk JV - uma empresa turca que se especializou na fabricação de embarcações comerciais e militares.

Três barcos serão construídos em Istambul, e os outros no em um estaleiro egípcio em Alexandria. A Turquia transferirá a tecnologia integral dessas lanchas. Além disso, a Yonca-Onuk JV irá fornecer todos os kits de material a ser usado durante a construção, em Alexandria.

Fonte: O Informante