Militares da Arábia Saudita pediram a Turquia para entrar numa competição que visa fabricar e fornecer novos helicópteros de ataque para a Força Aérea da Arábia Saudita, conforme relatou o jornal Sabah. As autoridades turcas estão em negociações com os homólogos sauditas sobre o helicóptero de ataque TAI T-129 “ATAK” fabricado na Turquia, o qual realizou seu primeiro voo de testes no mês passado e espera-se que entre em produção em série na metade de 2012, conforme disse o jornal baseado em Instambul, embora não tenha dito como obteve a informação.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7o-0FI_A7OqFsN43D4ULqcPF5vIZh8LVy3lTBBxLFFwG_ewSJTkrF_Zc3bAnv0O6eodUO26it1GXSKgOcZFetBwpMb7PMXWmCIlHWUfVdAPkamKd2jLvAr_S7tEX_vvTX4glQzM2wKCY/s1600/t129.jpg

Os helicópteros são produzidos com peças e informações de empresas turcas, incluindo a Aselsan Elektronik Sanayi & Ticaret AS, e estão gerando interesse da Malásia, Jordânia e Paquistão, disse o Sabah.

A Coréia do Sul oficialmente convidou a Turquia para participar de uma competição, em abril de 2012, para adquirir 36 helicópteros militares, disse o jornal.

Fonte: Bloomberg – Via: Cavok