A nova liderança líbia determinou nesta quinta-feira que encaminhará à justiça os assassinos do ex-presidente Muamar Kadhafi, morto em circunstâncias ainda não esclarecidas, após ser capturado vivo. Esta é uma resposta aos apelos internacionais para abertura de uma investigação.

"Nós já abrimos uma investigação. Determinamos um código de ética em relação ao tratamento dado aos prisioneiros de guerra. Tenho certeza de que este foi um ato individual e não uma ação revolucionária ou do exército nacional", declarou o vice-presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), Abdel Hafiz Ghoga.

"O responsável (pela morte de Kadhafi), quem quer que seja, será julgado e receberá o que for justo", assegurou Ghoga.

As circunstâncias da morte de Muammar Kadhafi continuam obscuras, o novo poder líbio defende desde o início a tese de que a morte aconteceu durante uma troca de tiros, enquanto várias fontes dizem que houve uma execução sumária.

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, criticou nesta quinta-feira as imagens "repugnantes" da morte de Muammar Kadhafi exibidas pela imprensa internacional, informaram agências de notícias russas.

"Toda a família de Kadhafi foi destruída, seu cadáver foi exibido em todos os canais internacionais: é impossível olhar isso sem ficar enojado. O que significa tudo isso?!", disse.

"Ele estava todo ensanguentado, ferido, ainda vivo, depois finalizado (...) e nós exibimos tudo isso nas telas", prosseguiu Putin. "Milhões de pessoas viram estas imagens, inclusive crianças, isto não é desenho animado (...) Isto não trás nada de bom", acrescentou.

Fonte: AFP