O governo argentino assinou um acordo com a CATIC da China para desenvolver e construir localmente helicópteros leves. O acordo, anunciado pelo ministro da Defesa, Arturo Puricelli em 21 de Outubro, possibilitará a CATIC trabalhar com o a empresa argentina: “Fábrica Argentina de Aviones”(FAdeA) para construir localmente o helicóptero monomotor leve CZ-11W.

Segundo o acordo, a FAdeA irá ficar responsável pela produção das aeronaves para os mercados argentino e sul-americano. Os estudos iniciais sugerem que 40 aeronaves serão inicialmente construídas e a produção será na fábrica da FAdeA em Córdoba.

Puricelli disse que o acordo foi “o início de uma joint venture que une a empresa Aircraft CATIC China e nossa fábrica de aeronaves para abrir um novo segmento industrial em nosso país. Este desenvolvimento é parte do Plano de Capacidades Militares solicitado pela presidente Cristina Fernandez de Kirchner”. Ele acrescentou: “O desenvolvimento da indústria nacional é uma meta fundamental para o nosso governo”.

Relatos da imprensa da Argentina sugerem que a Eurocopter está descontente com tal decisão, pois o CZ-11 é uma cópia virtual do helicóptero AS350 e não deveria ser comercializados fora da China. A versão civil da aeronave CZ-11 é comercializada pela Avicopter como o AC301.

Fonte: Shephard - Via: Piloto Policial