A futura quinta pista do aeroporto internacional de Xangai Pudong, um dos de maior tráfego da Ásia e que conta atualmente com três pistas em serviço e outras duas em construção, será utilizada para testar o primeiro 'jumbo' chinês, o C919, a partir de 2014.

Segundo o jornal oficial 'Shanghai Daily', a quinta pista, que será junto ao mar, será utilizada para testar o primeiro modelo comercial de fabricação chinesa de grandes dimensões, conforme disse o subdiretor da Comissão de Construção Urbana e Comunicações de xangai, Shen Xiaosu.

Precisamente na semana passada a Corporação de Aeronaves Comerciais da China, que fabrica o C919, com o qual aspira a se transformar algum dia no concorrente mundial das duas empresas que monopolizam a fabricação de aviões comerciais de grande tamanho, Airbus e Boeing, já tem 195 pedidos.

Seus clientes são por enquanto as filiais de aluguel de aeronaves de vários bancos chineses e as principais companhias aéreas do país oriental: Air China, China Eastern, China Southern, Hainan Airlines e Sichuan Airlines.

Segundo um estudo recente do fabricante americano Boeing, a China vai precisar de 5.000 novos aparelhos nos próximos 20 anos, dos quais 71% serão aviões de corpo estreito.

Por sua vez, Shen anunciou também que, entre janeiro e outubro de 2011, Xangai investiu 74,2 bilhões de iuanes em projetos de infraestruturas (US$ 11,620 bilhões).

Fonte: G1