O protótipo da aeronave de treinamento a jato M-346 Master, CM.X615 (c/n 001), fabricado pela Alenia Aermacchi, que estava presente no Dubai Airshow, caiu nessa sexta-feira durante o voo de retorno para Itália. Os dois tripulantes conseguiram ejetar e não se feriram.

O protótipo decolou do Aeroporto Internacional de Dubai juntamente com a primeira aeronave da T-346A da Força Aérea da Itália (CS.X55144), e pretendiam realizar uma escala técnica na Arábia Saudita. A aeronave protótipo teve problemas momentos depois da decolagem e caiu no mar, perto da ilha Palm Deira, que está em fase de construção em Dubai. O jato T-346A retornou para o aeroporto em segurança.

Um porta-voz da Alenia confirmou o acidente, mas não forneceu maiores detalhes sobre o local da queda, apenas informando que os dois tripulantes que ejetaram foram resgatados e estão passando por exames no hospital.

“As causas do acidente estão sendo investigadas e, em conformidade com os procedimentos da empresa, uma comissão de investigação interna também foi criada”, disse uma declaração da Alenia, adicionando que a aeronave era um protótipo.

“Representantes da Alenia Aermacchi vão cooperar estreitamente com as autoridades locais, através da embaixada italiana nos Emirados Árabes Unidos”, complementa a nota.

Nessa semana, a primeira aeronave de treinamento M-346 foi entregue para a Força Aérea da Itália. Os Emirados Árabes Unidos também adquiriram essa aeronave para treinamento avançado de jato dos pilotos da Força Aérea e Defesa Aérea dos Emirados.

Fonte: CAVOK