O terceiro protótipo do PAK FA (Advanced Tactical Frontline Fighter) realizou o primeiro vôo hoje, na KnAAPO em Komsomolsk-on-Amur. O jato foi pilotado pelo famoso piloto de teste Sergey Bogdan. O jato passou cerca de uma hora no ar e pousou na pista da KnAAPO após a realização completa e eficiente dos trabalhos em vôo. A estabilidade e o desempenho dos motores da aeronave foram verificados durante o vôo, com o piloto observando a confiabilidade de todos os sistemas e equipamentos.

O PAK FA realizou seu vôo inaugural no dia 29 de janeiro de 2010, em Komsomolsk-on-Amur. No início de março de 2011, o segundo caça subiu ao céu. Hoje, ambas as aeronaves participam dos testes, no solo e em voo. A aeronave foi apresentada ao público pela primeira vez no dia 17 de agosto de 2011 no MAKS-2011, Salão Internacional de Aviação e Espaço, em Zhukovsky. Os protótipos do PAK FA já passaram dos 100 voos.

O programa PAK FA inclui o projeto do caça, o início da sua produção em série e a introdução em serviço na Força Aérea Russa. O PAK FA permitirá aumentar o potencial russo de combate da Força Aérea, elevar o nível técnico da indústria da aviação e dar um impulso no desenvolvimento de pesquisa científica juntamente com a oferta de postos de trabalho suficientes para todas as empresas da indústria de defesa responsáveis com o design e produção do PAK FA.

Fonte: CAVOK