O Irã descartou definitivamente nesta terça-feira a restituição a Washington do avião teleguiado (drone) espião ultra-secreto dos Estados Unidos que capturou no início de dezembro em seu território, com a alegação de que agora o aparelho é de propriedade da República Islâmica.

"O avião espião americano é uma propriedade da República Islâmica, e vamos decidir o que vamos fazer com ele", declarou o ministro iraniano da Defesa, Ahmad Vahidi, ao comentar a demanda de Washington de devolução do aparelho.

"O avião deles violou (o espaço aéreo iraniano) e agora, ao invés de apresentar um pedido de desculpas, de maneira sem vergonha nos pedem que devolvamos o aparelho", completou o ministro, citado pela agência Isna.

Na segunda-feira, o presidente Barack Obama afirmou que Washington havia solicitado a restituição do avião teleguiado (drone) de observação RQ-170 Sentinel, do qual o Irã se apoderou em 4 de dezembro, quando o aparelho estava 250 Km dentro do espaço aéreo iraniano.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, anunciou que Washington havia transmitido una demanda formal a Teerã, mas destacou que não esperava uma satisfação.

O porta-voz do ministério iraniano das Relações Exteriores, Ramin Mehmanparast, comentou de maneira irônica a demanda americana.

"Parece que Obama esqueceu que o espaço aéreo iraniano foi violado e que aconteceu uma operação de espionagem", afirmou, antes de completar que o presidente americano deveria pedir desculpas e reconhecer a infração.

Segundo a imprensa americana, o aparelho era procedente do Afeganistão e estava em missão de observação das instalações nucleares iranianas para a Agência Central de Inteligência (CIA).

Na semana passada, um canal de televisão iraniano exibiu imagens do drone, do qual as Forças Armadas de Teerã afirmam ter assumido o controle para forçá-lo a pousar sem maiores danos.

Um parlamentar iraniano afirmou, segundo a televisão estatal iraniana, que o país pretende copiar o drone para equipar suas forças.

"O aparelho possui capacidades tecnológicas muito elevadas e representa uma das aquisições científicas mais importantes dos Estados Unidos", destacou o general Vahidi.

"A capacidade do Irã em termos de aviões teleguiados é muito elevada. Nossos engenheiros construíram ótimos aparelhos de reconhecimento e ataque", completou Vahidi, confirmando implicitamente o projeto.

Mas autoridades americanas manifestaram dúvidas sobre a capacidade do Irã de explorar tecnologicamente o drone capturado.

Em 2010, Teerã anunciou que trabalhava em um programa de aviões teleguiados de observação e de ataques furtivos, sem revelar detalhes sobre as capacidades dos aparelhos ou o nível alcançado na execução do projeto, que deve culminar em 2011.

Fonte: AFP - Aviation News