A emissora de televisão iraniana Press TV divulgou um vídeo da aparentemente aeronave não-tripulada Lockheed Martin RQ-170 Sentinel que caiu dentro do Irã, embora a imagem divulgada mostra uma aeroanave RQ-170 praticamente inteira, sem danos aparentes. No vídeo abaixo, da BBC de Londres, pode-se ver mais detalhadamente a aeronave capturada.

Os militares iranianos disseram que conseguiram capturar o sinal de controle do RQ-170 e controlaram a aeronave para pouso, versão que condiz com a primeira versão norte americana que os operadores haviam perdido o sinal e consequentemente o controle da aeronave. Os militares dos EUA divulgaram posteriormente uma nova informação que um problema mecânico foi o causador da falha de sinal.

A aeronave espião dos EUA, se realmente foi capturada pelos iranianos, poderá oferecer detalhes técnicos interessantes para os engenheiros do país, e provavelmente despertará interesse de fontes chinesas e russas.

Segundo os norte americanos, a aeronave realizava uma missão de vigilância próximo da fronteira do Irã, e não havia entrado no espaço aéreo iraniano.

Muitas informações sobre o RQ-170, o qual foi visto pela primeira vez no final de 2009 em operação no Afeganistão, ainda são consideradas secretas, e a aeronave é operada pelo 30° Esquadrão de Reconhecimento localizado na Área de Testes de Tonopah, em Nevada.

Fonte: CAVOK