Mensagens de texto levam as pessoas a serem mais mentirosas quando comparadas com outros meios de comunicação, segundo pesquisa realizada pela Universidade de British Columbia, nos EUA.

O estudo mediu a frequência com que as pessoas mentiam usando diferentes mídias: a partir de mensagens de texto a contatos pessoais.

"As pessoas estão usando um número cada vez maior de veículos para se comunicar”, diz o professor e co-autor da pesquisa, Ronald Cenfetelli. "À medida que novas plataformas de comunicação aparecem, é importante conhecer os riscos envolvendo cada uma delas.

A pesquisa envolveu 170 estudantes agrupados em pares realizando conversas por meio de quatro formas: áudio, vídeo, texto e pessoalmente.

Durante o dialogo, um dos estudantes fingia trabalhar na bolsa de valores e tentava vender ações para o outro. No entanto, o estudante no papel de vendedor sabia que as ações perderiam 50% do valor em uma semana.

Para aumentar o envolvimento dos participantes, os pesquisadores prometeram recompensas em dinheiro para quem vendesse o máximo de ações problemáticas para os compradores.

A conclusão: os acionistas mentiam com mais frequência quando vendiam ações por meio de mensagem de texto se comparado a outras formas de comunicação.

Segundo o estudo, os compradores que recebem informações via mensagem de texto têm 95% mais chances de serem enganados do que os que interagem através de vídeo, 31% dos que conversam pessoalmente e 18% dos que negociam por meio de áudio.

O motivo para as pessoas mentirem mais por meio do texto é porque essa opção esconde os sinais sutis que os mentirosos costumam mandar através do olhar e do movimentos das mãos e do corpo durante a conversa.

“Nossos resultados confirmam que quanto mais anônima uma tecnologia permite as pessoas serem, mais facilmente elas agirão de maneira desonesta”, constata o professor Karl Aquino, também co-autor da pesquisa.

Com isso em mente, os pesquisadores advertem para que pessoas que fazem compras online façam conversas via Skype com os vendedores a fim de garantir as informações mais fidedignas possíveis sobre o produto desejado.

Fonte: Engadget - MSN