O Sultanato de Omã emitiu uma Requisição de Proposta (RFP) para a BAE Systems e o consórcio Eurofighter para adquirir cerca de 20 caças Typhoon. A RfP é um passo importante rumo a concretização do possível negócio que foi muito bem recebido pelas nações parceiras do consórcio.

Foi no Farnborough Airshow, em 2008, que pela primeira vez Omã manifestou interesse na aeronave Eurofighter,e em abril de 2010 o então primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, anunciou que um acordo havia sido feito. Não há confirmação clara sobre os números, embora acredita-se que poderia ser até 24 aviões na exigência, com 12 aeronaves sendo adquiridas de imediato.

Ainda não está claro se estes serão renovadas aeronaves Tranche 1 da RAF ou se serão incluidos pelo menos 12 caças Tranche 3 da ordem atual do Reino Unido. Segundo a BAE Systems, as aeronaves poderão ser entregues dentro de 36 meses.

No Dubai Airshow, em novembro do ano passado, houve uma maior especulação de que a Requisição de Propostas oficial poderia ser emitida, mas ao mesmo tempo, houve boatos de que a Força Aérea de Omã pudesse considerar alternativas norte americanas.

O consórcio Eurofighter permite que as nações parceiras Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido possam vender algumas de suas aeronaves de produção a terceiros, desde que tais operações não interfirem com suas própria campanhas de exportações do Typhoon. As aeronaves de Omã virão do Reino Unido.

“Isto representa um passo importante para o contrato”, disse um porta-voz do governo do Reino Unido. “Isso não é apenas mais um sinal da relação forte e duradoura entre os dois países, mas também apresenta uma nova oportunidade para ambos os governos e respectivos setores para trabalhar em conjunto para trazer benefícios econômicos, de treinamento e conhecimento para Omã.”

Os Emirados Árabes Unidos também está visando comprar Eurofighters tendo dito em novembro que o caça Rafale tem um proposta comercial impraticável.

Fonte: CAVOK