As discussões acerca da “guerra cambial” continuam neste final de ano, uma vez que na noite de terça-feira (28) o Departamento do Tesouro norte-americano emitiu um relatório no qual condena a atuação do governo japonês no mercado de câmbio.

Os EUA se mostraram contra as atuações ocorridas em agosto e outubro deste ano, quando o país despejou uma grande quantidade de moeda no mercado para desvalorizar o iene. As intervenções ocorreram em momentos nas quais as condições pareciam estar operando de modo normal e com uma volatilidade frente ao dólar inferior à relação entre o dólar e o euro, justifica-se o Departmanto do Tesouro.

Por outro lado, ainda na terça-feira um oficial do governo japonês que preferiu não se identificar disse à mídia internacional que a posição do Japão diante de sua política monetária não sofreria alterações. “Nós estamos comprometidos em fazer o que for necessário”, afirmou.

Alerta não impacta em decisões
Tal declaração foi reforçada nesta quarta-feira pelo ministro de Economia do país, Motohisa Furukawa, que afirmou a jornais norte-americanos que as críticas não alteram o rumo da política cambial, ao afirmar que os movimentos excessivos da moeda não são benéficos para as economias e os mercados financeiros.

Fonte: Infomoney