O voo 251 da Faucett Aviation Company que havia decolado do Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, com destino ao Aeroporto Internacional Ciriani Santa Rosa, em Tacna, ambas cidades peruanas, se acidentou no dia 29 de fevereiro e 1996, a 6,3 km de Arequipa, também no Peru.

O avião era o era Boeing 737-222, prefixo OB-1451, construído em 1968. Os 123 passageiros a bordo morreram no acidente: eram 72 peruanos, 42 chilenos, 3 belgas, 2 bolivianos, 2 canadenses, 1 brasileiros e 1 argentino.

O acidente ocorreu com a queda do avião e o impacto com o solo durante a tentativa de aterrissagem. A tripulação observava nos instrumentos uma altitude que, depois, se comprovou errônea, provocada por uma falha no altímetro. A aeronave voava 1000 pés abaixo da altitude correta (estava a 8644 pés, acreditando estar a 9500 pés).Para pousar na elevada pista do Aeroporto Rodríguez Ballón era necessária a altitude de 8404 pés.

Alguns fatores que contribuíram para o acidente foram a baixa visibilidade causada pela escuridão (eram 20:25 hora local) e a espessa neblina que se estendia sobre as montanhas no momento do pouso.



Aeronave similar a acidentada
Enquanto efetuavam uma aproximação VOR/DME a pista 09 do Aeropuerto Rodríguez Ballón, o avião chocou-se contra as montanhas que se encontravam no meio do padrão de voo a 8015 pés. A seção dianteira da aeronave se partiu com o impacto e a parte central da fuselagem se rompeu e golpeou o cume de uma colina, até parar próximo ao cume de outra elevação. A calda foi encontrada num vale entre duas montanhas.

A empresa aérea declarou falência e encerrou suas operações em 15 de novembro de 1999.




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MTC dice que accidente de Fauccett de 1996 fue por falla humana y no por sobrepeso.

Relatório sobre o acidente (Força Aérea do Peru).

Fontes: Wikipédia / aeronoticias.com.pe / Força Aérea Peruana - Via: Noticias Sobre Aviação