O governo colombiano busca agilizar os trabalhos de avaliação de ofertas de viaturas blindadas para as Forças Armadas do país. O Ministério de Defesa Nacional da Colômbia esta pleiteando a possibilidade de aquisição de carros de combate Leopard 1V do Chile, os quais serão retirados da ativa até 2015 e substituídos por exemplares do Leopard 2A4. Segundo fontes chilenas seriam 88 unidades em negociação, cujo custo unitário giraria em torno de US$ 500 mil. Deve-se ressaltar, porém, que trata-se apenas de consultas e nenhum contrato foi ainda assinado.

Na semana passada, representantes do Exército da Colômbia estiveram nos Estados Unidos atendendo a um convite para assistirem a demonstrações do carro de combate M1 Abrams. Três semanas antes, a estadunidense General Dynamics Land Systems, fabricante do carro, apresentou também o seu blindado Stryker para as autoridades colombianas. Até o final de fevereiro a empresa norte-americana deverá apresentar aos colombianos uma proposta formal de fornecimento dos dois modelos de blindados.

A decisão de compra oficial deverá ser divulgada a partir de março próximo. Com relação a esse programa de aquisição de carros de combate e viaturas blindadas para o Exército da Colômbia, a opção por equipamentos usados foi consequência do profundo corte de verbas implementado pelo governo de Bogotá.

A intenção inicial previa a compra de 44 carros de combate novos para uma das brigadas blindadas do exército da Colômbia, contudo, as dificuldades para arrecadação de recursos acabou por possibilitar somente a opção de adquirir viaturas usadas para as duas brigadas blindadas da corporação.

Fonte: T&D