A Força Armada Nacional Bolivariana disporá em breve de um Comando Conjunto de Defesa de Costas, o qual irá atuar subordinado ao Comando Estratégico Operacional. Segundo fontes militares, o projeto esta sendo delineado pela Marinha, contudo, sua operação contará também com a responsabilidade do Exército.

Como dotação bélica, foi selecionado o sistema móvel de mísseis Bal-E de procedência russa. A notícia especifica também que um grupo de oficiais e técnicos venezuelanos estão na Rússia passando por programas de capacitação para manejar e prestar serviços de suporte operacional para essas armas.

O Bal-E é um sistema baseado nos mísseis anti-navio Kh-35, vetor capaz de abater embarcações a 120 km de distância, sendo composto por duas viaturas de comando, controle e comunicações (C³), quatro veículos lançadores de mísseis Kh-35 e quatro veículos transportadores de munição. As configurações podem variar de acordo com as especificações do cliente.

As notícias sobre a formação de um comando dessa natureza circulam nos meios militares venezuelanos a mais de dois anos. Além disso, até o momento, as autoridades daquele país negam-se a informar a quantidade de sistemas Bal-E adquirida.

Fonte: T&D