A Polícia Federal apreendeu na sexta-feira (17) quatro fuzis de calibre 5.56, de fabricação italiana, e mais de 18 carregadores com 1.800 munições durante inspeção no navio “Harvest Rising”, de bandeira das Ilhas Marshall em um rio no Pará.

O navio foi abordado pelos policiais federais durante fiscalização da situação de imigração dos tripulantes. A inspeção ocorreu quando a embarcação estava no rio Pará, próximo à baía do Marajó.

Segundo a PF no Pará, além das armas e munições, também havia no navio capacetes com filmadoras, coletes à prova de balas, kits de primeiros socorros, coldres táticos, rádios comunicadores, algemas de plástico e kits com alimentos para sobrevivência.

Todo o material, que estava em um depósito trancado da embarcação, foi apreendido porque não possuía registro ou nota fiscal. A PF informou que a embarcação carregava piche e levaria a carga para o porto de Vila do Conde, em Barcarena, no Pará, onde espera para atracar.

Em depoimento, o comandante do “Harvest Rising” afirmou à PF que o armamento foi comprado para defesa do navio de piratas na costa da Somália, por onde passaram antes de seguir para o Brasil. Quatro seguranças que haviam sido contratados pela empresa responsável haviam desembarcado em outro porto após a passagem pela Somália, disseram policiais federais.

O comandante foi levado para prestar explicações sobre o caso à superintendência da PF em Belém. O navio não foi apreendido e o visto de entrada no país foi concedido sem problemas aos tripulantes.

Fonte: G1