Há alguns anos, a Rússia anunciou um programa de construção de novos porta-aviões nos próximos tempos. Paralelamente, foram e são estudados tipos de aviões que poderiam ser a principal arma de novos porta-aviões russos. Provavelmente, tal avião seja o SU-47 Berkut (Firkin, pela OTAN), projeto de caça de coberta prometedor desenvolvido no Bureau de Projeção Sukhoi. A particularidade principal do avião consiste em que as suas asas têm uma forma sagital inversa (Forward-Swept-Wing ou asas com enflechamento negativo ).

A projeção do SU-47 começou ainda em 1983, sendo inicialmente o avião encomendado para a Força Aérea da URSS e, posteriormente para a Marinha. É por isso que o Berkut é considerado como avião de coberta de nova geração. Entretanto, o desenvolvimento da nova máquina foi parado várias vezes por falta de financiamento. Em resultado, o único exemplar voador do SU-47 é experimental, sendo construído para testar o esquema de voo planado e decisões de composição e, portanto, as armas não podiam ser instaladas sem uma modernização do avião. No quadro da elaboração do Complexo de Avião de Frente (PAK FA, T-50 – avião de combate russo de quinta geração), o planador Su-47 foi modernizado, obtendo um porta-bombas, experiência que foi utilizada na projeção do PAK FA. Foi previsto que o “calibre principal” do caça seriam mísseis guiados de médio alcance com um sistema ativo de radar de autoguiamento final.

Sukhoi Su-47 Berkut High Manoeuvrability AircraftSukhoi Su-47 Berkut

Os armamentos de novos aviões deveriam incluir também mísseis ar-ar de curto alcance. Na exposição MAKS-97 foi demostrado um novo míssil desta classe, K-74, com um sistema aperfeiçoado de autoguiamento térmico que tem um ângulo de captação do alvo até 120 graus. A aplicação deste sistema permitiu aumentar o raio de alcance do alvo para 40 km. Provavelmente, os armamentos de bordo de novos caças manterão também canhões automáticos de 30 mm. Conforme foi planificado, as novas máquinas, tal como outros aviões polifuncionais russos, terão também armamentos defensivos – mísseis guiados de alta precisão ar-superfície para atingir alvos terrestres e marítimos, assim como radares do inimigo.

Fonte: A Voz da Russia