Após quatros anos do início das obras do heliponto do Instituto Doutor José Frota (IJF), o superintendente da unidade municipal, Messias Barbosa, afirmou nesta terça-feira (20) que o equipamento será entregue em até 120 dias. As promessas já se arrastam desde fevereiro de 2008, com previsão de conclusão inicial em três meses.

De acordo com Barbosa, o problema foi devido ao atraso na elaboração de alguns projetos com os desenhos arquitetônicos de peças em aço que dão suporte ao heliponto. "Os 10 últimos projetos foram entregues na semana passada e, provavelmente, na próxima semana as obras serão reiniciadas. Em até 120 dias o heliponto já pode estar funcionando", afirma o superintendente.

O IJF recebeu o benefício da Política de Qualificação de Atenção do Sistema Único de Saúde (Qualisus), do Ministério da Saúde e, de acordo com Barbosa, falta apenas o repasse da última parcela, no valor de R$ 550 mil, que será paga pela Prefeitura de Fortaleza.

Improviso

Enquanto o heliponto do IJF não fica pronto, a operação de pouso nos casos de emergência que necessitem do transporte aéreo é realizada na praça Clóvis Beviláqua - mais conhecida como Praça da Bandeira, situada a poucos metros do hospital. Durante o pouso do helicóptero, a praça é isolada. Quando a vítima chega à praça é preciso encaminhá-la a uma ambulância e, em seguida, ao IJF.

Fonte: DN