Dois pilotos morreram depois que um helicóptero de ataque Kamov Ka-52 (Hokum B) caiu durante um vôo de treinamento perto de Torzhok, na região russa de Tver, nessa terça-feira, informou o Ministério da Defesa.

“Um grupo de resgate encontrou o helicóptero a cerca de 10 quilômetros a oeste da Base Aérea de Torzhok, às 08:45hs horário de Moscou”, disse o ministério. Um piloto morreu imediatamente no acidente, e o segundo morreu no hospital pouco tempo depois.

Não havia munição a bordo do helicóptero, que estava realizando um vôo de treinamento, acrescentou Konashenkov.

O Ministério da Defesa disse que não irá suspender os voos dos Ka-52 como resultado do incidente. Um grupo de investigação foi criado para encontrar as causas do acidente. As caixas de registros de voo da aeronave em breve serão entregues a especialistas para estabelecer as razões por trás do acidente, disse o porta-voz do Ministério de Defesa coronel Vladimir Drik.

Esta é a primeira perda de um helicóptero de ataque Ka-52, mas houveram acidentes anteriores envolvendo o monoposto Ka-50, a partir do qual o Ka-52 é derivado.

Um Ka-50 caiu em junho de 1998, durante uma exibição aérea, matando o comandante da base em Torzhok. Um relatório oficial do acidente disse que as pás do helicóptero com rotores coaxiais bateram umas nas outras durante difíceis manobras.

Os Ka-50 e Ka-52 são únicos entre os helicópteros ao possuir assentos ejetáveis??. Os bancos funcionam depois que explosivos na cabeça do rotor liberam as pás do rotor para oferecer à equipe uma saída segura.

O Ka-52 está armado com um canhão de 30 mm, mísseis guiados a laser Vikhr, mísseis e bombas. O helicóptero também é equipado com dois radares, um no modo terra e outro para alvos aéreos e um sistema de imagem térmica dia e noite Samshite.

O desenvolvimento do Ka-52 começou em 1994 na Rússia, mas a produção em série só começou em 2008.

Fonte: RIA Novosti – Via: Cavok