Segundo pesquisas da Universidade de Lincoln, no Reino Unido, os aviões do futuro poderão suprir parte de suas necessidades de energia reaproveitando sua própria energia, que hoje é desperdiçada.

A ideia é reduzir a necessidade de usar as turbinas quando o avião está no chão, o que economizaria combustível, reduziria as emissões de poluentes e a poluição sonora no entorno dos aeroportos.

De acordo com os estudos, teoricamente, um sistema de recuperação de energia integrado na engrenagem de um avião de pouso pode ser capaz de fornecer toda a energia necessária para a rolagem de uma pista de volta para o terminal do aeroporto.

“Quando um Airbus 320 aterrissa, por exemplo, a combinação do seu peso e velocidade fornece algo em torno de três megawatts de pico de energia disponível,” garantiu o professor Paul Stewart, que liderou a pesquisa, ao portal EPSRC.



Apesar de ser chamado de sistema, o KERS – Kinetic Energy Recovering System (Sistema de Recuperação de Energia Cinética) é na verdade um conceito. Diferentes sistemas podem ser usados para cumprir o objetivo do KERS, que é acumular energia gerada nas frenagens, que seria desperdiçada, para ser usada como propulsão novamente.

“Nós exploramos uma grande variedade de formas de aproveitamento dessa energia, como geração de eletricidade a partir da interação entre bobinas de cobre embutidas na pista e ímãs na parte inferior da aeronave, e depois usar a energia na rede elétrica local,” acrescentou.

Infelizmente, a maioria das ideias não era tecnicamente viável ou simplesmente não seria rentável. Mas o estudo mostrou que a captura de energia direta da engrenagem de um avião de pouso e a reciclagem para uso próprio da aeronave realmente pode funcionar, principalmente se integrados com as novas tecnologias emergentes de investigação em curso referente à aeronave mais-elétrica ou totalmente elétrica.

“Atualmente, os aviões comerciais passam muito tempo no chão com os seus ruidosos motores a jato funcionando. No futuro, esta tecnologia poderá reduzir significativamente essa necessidade,” completou Stewart, salientando as exigências europeias de redução do ruído das aeronaves nos próximos anos.

O estudo contou com o financiamento da Engenharia e Ciências Físicas Research Council (EPSRC), que faz parte do Programa de Pesquisa Energética do Reino Unido

Fonte: Abril