A Líbia poderá adquirir os 68 caças Mirage 2000-9 dos Emirados Árabes Unidos, uma vez que os Emirados Árabes Unidos pretendem substitui-los com novos vetores Rafales.

O Brigadeiro-General Abdel-Moneim said Ayad, Diretor de Relações Públicas no Ministério do Interior da Líbia, foi citado pela Agência de Notícias Middle East (MENA) dizendo que os Emirados Árabes Unidos se ofereceram para transferir para a Líbia os seus 68 caças Dassault Mirage 2000-9.

Os Emirados Árabes Unidos estão considerando a substituição dos caças Mirage 2000 pelos Rafales. O acordo, conforme relatado anteriormente aqui, está prestes a acontecer, com todos os termos técnicos e financeiros da venda do Rafale já resolvidos e que apenas um acordo de defesa de estado para estado é necessário para o negócio ser finalizado.

Em novembro do ano passado, a Dassault atingiu um grande obstáculo na venda aos Emirados Árabes Unidos de cerca de 60 Rafales, quando no último minuto o príncipe Sheikh Mohammed bin Zayed, vice-comandante supremo das forças armadas dos Emirados Árabes Unidos chamou os termos do acordo de “não competitivo e inviável”.



O Mirage 2000-9 é a variante de exportação do Mirage 2000 MK2, sendo juntamente com esta as versões mais modernas já produzidas dos Mirage

No entanto, o jornal francês La Tribune, no mês passado, informou que o presidente francês, Nicolas Sarkozy iria viajar para os Emirados Árabes Unidos em março ou início de abril para finalizar o contrato do Rafale, que há anos vem sendo negociado.

Além disso, reportagens sugerem que o Qatar teria tentado vender os seus Mirage 2000 para a Líbia – no mês passado foi noticiado que o Qatar estava tentando vender todos os 12 caças para a Força Aérea da Líbia.

De acordo com o site Tactical Report, o príncipe herdeiro do Qatar, Sheikh Tamim Bin Hamad Al Thani disse ter falado com o Chefe do Estado-Maior das Forças líbias Armadas Major-General Yusef Al-Manqoush durante a sua reunião de segunda-feira em Doha, sobre os planos para vender os caças Mirage 2000-5 do Qatar para a Líbia.

No ano passado, o Qatar, um aliado próximo da França, disse que queria substituir sua frota de Mirage este ano, através da compra de cerca de 24 a 36 novos caças.

Enquanto isso, no início deste mês, foi relatado que a França irá modernizar uma dúzia de caças Mirage F1 sobreviventes da Líbia e oferecer treinamento de pilotos líbios.

A Líbia comprou 38 caças Dassault Mirage F1s no final de 1970, mas o embargo de armas imposto contra a Líbia pelas Nações Unidas (1992-2003) e Estados Unidos, especialmente depois do atentado de Lockerbie, em 1988, levou à escassez de peças de reposição, com muitos dos aviões sem condições de voo, como resultado. No dia 08 de novembro de 2006, a Líbia assinou um contrato com a Astrac (uma joint venture entre a Thales e a Safran) para a renovação de 12 caças F1s. O contrato de 140 milhões de euros foi previsto para estar concluído em quatro anos.

A França está se aposentando sua frota de F1 e irá retirar a sua última aeronave em 2014. Ela levantou a hipótese de vender alguns desses aviões para a Líbia.

Fonte: DefenseWeb – Via: Cavok