https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhugoWfHOivjaPk8V_Vdb44ZFoZWtdN3bPXuTcdIoGju5vr4wTnkiuv3HumIAApdp1IRVJG00A8aJTbPESbI47mVlLwDijECz7UkIQ8uRhn5yKvaY5v30d89Ei29SsHCHCHIMBmEbhjBSw/s397/pentagono%255B1%255D.jpgO Pentágono está criando uma nova agência de inteligência focada no Irã e China, que começa a atuar além das zonas de guerra do Iraque e Afeganistão, informou o jornal The New York Times.

O jornal disse que o novo serviço Secreto de defesa fará uso de agentes existentes, autoridades e bens, e trabalhará bem próximo à Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês), a fim de acompanhar as ameaças emergentes.

"Isso vai aumentar nossa cobertura em todos os setores", disse o jornal, citando um alto funcionário do Departamento de Defesa dos EUA. Segundo o periódico, esse é um movimento para acentuar a cooperação entre os militares e a CIA.

O novo serviço de inteligência deve elevar em "várias centenas o número de agentes" nos próximos anos, deslocando pessoal e fundos de atribuições existentes, disse o The New York Times, citando o oficial como fonte.

O anúncio da nova agência ocorre uma semana depois de o Pentágono nomear o tenente-general Michael Flynn - que serviu anteriormente o Comando Secreto Conjunto de Operações Especiais - para chefiar a Inteligência Militar.