A delegação brasileira que irá participar da Maple Flag chegou nesta sexta-feira (25/5) à Base Aérea de Cold Lake, Canadá, onde será realizada a 45a edição do exercício.
Após uma longa viagem iniciada na Base Aérea dos Afonsos (RJ), com escalas em Brasília, Boa Vista e Tampa (EUA), a tropa de 40 militares brasileiros chegou com motivação de sobra, já que esta é a primeira vez que a Força Aérea Brasileira (FAB), através da aviação de transporte, participa do evento.
"Inicialmente, é uma honra e um desafio muito grande estar representando o Brasil numa operação militar como essa. Durante a Maple Flag, estaremos envolvidos junto com outros países em um ambiente de simulação de guerra muito real", afirma o Tenente Coronel Marco Antonio Parreiras, comandante do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1o GTT), esquadrão que representa a FAB no exercício.
Criado em 1978, a Maple Flag é um dos maiores exercícios desse tipo no mundo e pode ser considerado o mais completo, já que as missões envolvem todos os tipos de aviação (transporte, asas rotativas, reconhecimento, caça e patrulha). Durante as missões, todos têm que agir em conjunto, unindo forças contra um agressor dotado de um complexo sistema defensivo.
A Maple Flag ocorre anualmente em um período de seis semanas e é divido em três fases de duas semanas. Nesta primeira participação, a FAB está envolvida na primeira fase, executando transporte aeroterrestre, através de missões de infiltração, assalto aeroterrestre, ressuprimento aéreo e exfiltração de tropa paraquedista.
"Nós passamos por uma preparação muito grande, estudando todos os procedimentos que iríamos realizar aqui. Acredito que todo o pessoal está realmente preparado para essa nova fase que se inicia para a aviação de transporte no Brasil. Não tenho dúvida que representaremos muito bem o nosso país", completa o comandante do 1o GTT.
Neste sábado (26/5), a equipe fará a instalação de equipamentos de apoio no solo e a montagem da sala de operações, onde serão executados os planejamentos e os briefings de cada missão durante o exercício.