http://2.bp.blogspot.com/-ZkPbCDV2GIM/T2jvk2PEFBI/AAAAAAAAU2Y/4DK0h55L6z0/s1600/brasil-portugal-mapa%5B1%5D.png

O ministro da Defesa Nacional de Portugal, José Pedro Aguiar-Branco, visita esta quinta e sexta-feira o Brasil, onde se reunirá com o seu homólogo brasileiro, Celso Amorim, tendo ainda prevista uma visita às instalações da Embraer, empresa brasileira que tem em curso um programa de investimento em Portugal, onde está construindo uma fábrica na cidade de Évora.
Esta quinta-feira de manhã José Pedro Aguiar-Branco reúne-se em Brasília com Celso Amorim, seguindo-se, a partir das 15h30, uma visita à Embraer. Já na sexta-feira o governante português estará no Rio de Janeiro, tendo agendadas visitas à empresa Emgepron e ao Arsenal de Marinha do Brasil, de acordo com o gabinete de imprensa do Ministério da Defesa Nacional.
A indústria da defesa será um dos temas centrais da visita de Aguiar-Branco ao Brasil e nesse âmbito ganha destaque o investimento que a Embraer está a fazer em Portugal. Além de controlar a portuguesa OGMA, empresa de manutenção de equipamentos aeronáuticos, o grupo brasileiro decidiu instalar em Évora unidades dedicadas à fabricação de estruturas metálicas usinadas e conjuntos em materiais compostos.
A incorporação de fornecedores portugueses em novos projectos industriais da Embraer tem sido discutida na indústria lusa, tendo a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) promovido iniciativas visando a apresentação de oportunidades de negócio para empresas portuguesas.
Até ao momento não foram revelados mais detalhes sobre a visita do ministro português da Defesa a Brasília e Rio de Janeiro.