O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, determinou a limitação dos voos dos caças F22, após alguns pilotos relatarem problemas com a segurança destes aparelhos, informou o Pentágono nesta terça-feira.
Após a decisão de Panetta, os F22 já não são utilizados em voos longos e "permanecerão próximos de potenciais pistas de pouso, para permitir uma descida rápida em caso de condições imprevistas durante o voo", revelou o porta-voz do Pentágono George Little.
Panetta também pediu a instalação de sistemas de oxigenação, assim como um relatório mensal sobre a evolução do estado dos aviões.
Esta decisão ocorre após o testemunho de dois pilotos no jornal "60 minutos", da rede CBS, que se recusaram a voar nos F22 por razões de segurança.

Acima: Um F-22 decola com potência máxima de seus dois motores P&W F-119 PW-100. Esses motores proporcionam ao Raptor uma disponibilidade de potência bastante alta, garantindo acelerações extremamente rápidas.

No ano passado, uma série de incidentes com os F22 provocaram desmaios e tonturas durante o voo, mas uma investigação concluiu que não havia problema com o aparelho.
Em setembro de 2011, os voos com o F22 foram retomados normalmente.

Fonte: Exame