B1 Centauro

A Rússia iniciou uma série de testes visando a aquisição da licença italiana para a produção local do “tanque destróier” B1 Centauro, comunicou recentemente um porta-voz da Oto Melara, a empresa fabricante deste modelo em conjunto com a Iveco Fiat.

“Os primeiros dois veículos com canhões de 105mm e 125mm já chegaram à Rússia e foram submetidas a testes em uma área de testes próxima a Moscou”, disse a fonte.

A fonte agregou que outros dois veículos, esses dotados de canhões de 120mm e 30mm, estarão na Rússia dentro de seis semanas e também participarão do programa de testes: de laboratório, de tração e prática de tiro.

Uma vez concluídos os testes, no final deste ano, a parte russa decidirá se convém estabelecer uma empresa binacional para produzir este modelo sob licença.

Um alto funcionário da Rosoboronexport, empresa russa que gere a importação e exportação de material bélico, confirmou em declarações à RIA Novosti que Moscou poderia comprar a licença para produzir o B1 Centauro localmente, talvez, nas instalações industriais da KAMAZ, em Naberezhnye Chelny, na República Tartaristão.

O Exercito Italiano contam atualmente com 400 B1 Centauro, veículo blindado de oito rodas, que pesa 24 toneladas, é tripulado por quatro pessoas, tem autonomia de 800 km e uma velocidade de até 110 km/h. Além do canhão com arma primária, o B1 Centauro tem uma metralhadora de 7.62×51mm.

O que me chama a atenção é que a Rússia é um dos maiores fabricantes/desenvolvedores de veículos blindados de todos os tempos. Nos tempos de URSS, a Rússia foi um dos primeiros países a fazer uso deste tipo de veículos.  Os russos poderiam propor o desenvolvimento de um “tanque destróier” inovador, às bases do BTR-80. Esse veículo poderia ter uma blindagem ativa e mísseis ATGM de longo alcance.

Fonte: Ria Novosti - Via O Informante