A Itália encontrou no Mar Mediterrâneo, perto da ilha da Sardenha, o encouraçado "Roma" (foto acima), que foi afundado por um avião alemão durante a Segunda Guerra Mundial, informou nesta quinta-feira (28) a marinha italiana.

O navio de guerra italiano foi localizado a 16 milhas marinhas, cerca de 30 km a costa norte da Sardenha, a mil metros de profundidade, graças a um robô submarino, o Pluto Palla.


A embarcação foi afundada em 9 de setembro de 1943 (foto acima) por um avião alemão, causando a morte de 1.352 marinheiros, entre eles o comandante das forças navais, o almirante Carlo Bergamini.

Apenas 622 pessoas sobreviveram ao ataque, ocorrido após a rendição italiana.

Canhão do encouraçado italiano Roma em foto divulgada nesta quinta-feira (28) pela marinha italiana

O barco, orgulho da marinha de guerra italiana por ser um dos mais modernos em seu tempo, transportava vários canhões com um alcance 42,8 km, além dos 42 km de alcance dos japoneses.

O encouraçado teve uma vida curta, já que foi entregue à marinha em junho de 1942, ou seja, 15 meses antes de afundar.

Fonte: AFP via G1 - Fotos: AFP / Reprodução

A operação de ataque alemã


Em 09 de setembro de 1943 ocorreu um dos mais famosos ataques da Segunda Guerra Mundial: a recém rendida frota italiana saía da base naval de La Spazia para se juntar à marinha britânica, a fim de combater os alemães.



Para evitar que esta manobra fosse concretizada, o alemães planejaram um ataque surpresa às belonaves, com os Dorniers Do 217K-2 do III/KG 100 (similar ao das fotos acima), sob comando do Major Bernhard Jope (1914-1995, ganhador da Eichenlaub), afundando o novíssimo encouraçado Roma e danificando seriamente seu irmão gêmeo, o Italia.

Fonte: luftwaffe39-45.historia.nom.br - Via: Noticias Sobre Aviação